Racismo: um pré- conceito ou um aprendizado?

Segundo texto de hoje, será o primeiro de muitos que vou tocar nesse assunto,a muito material para essa discussão, espero que gostem. Beijocas! 

Durante muitos anos o mundo escravizou, torturou e mesmo matou pessoas negras, simplesmente pelo fato de se considerarem melhores, mais fortes e tantas outras coisas que diziam. A escravidão acabou, e até hoje, em pleno século XXI, as pessoas continuam do mesmo jeito. Não estou generalizando, mas muitos ainda veem os negros como inferiores, tanto que este é um tema muito debatido e pesquisado.

Este vídeo é um grande exemplo. Duas bonecas foram expostas para um grupo de crianças, e a reação delas é surpreendente. Elas o tempo todo menosprezam a boneca negra, e exaltam a branca.

Estamos tão adaptados com este cenário que achamos normal alguém optar por bonecas brancas e não só com bonecas, como tudo que está relacionado aos brancos é mais bem visto pela nossa sociedade. Até mesmo a maneira que falamos diariamente exalta o branco. Por exemplo, quando dizemos: A COISA ESTÁ PRETA, neste sentido tudo está ruim. E isso é sim um modo de criticar e diminuir o negro.

Claro que cada um tem suas crenças, mas precisamos pensar o outro. Colocar-nos no lugar do outro. Chamar alguém de NEGUINHO é sim uma ofensa. A menos que este alguém permita.

Não tem essa de que as pessoas são mais sensíveis e consideram tudo como racismo, as coisas são mais complexas. São anos e mais anos de exclusão social. É triste que em plenos anos 16 do século XXI as pessoas ainda se prendam aos anos de escravidão. Não me refiro aqui somente aos negros, mas sim a toda a sociedade, que fixou o pensamento de superioridade branca e até hoje vemos que para alguns, o negro “se faz vítima”.

Em momento algum houve uma discussão de como os negros se sentem. Aliás, pesquisas revelam que nem mesmo os negros se consideram como tal.  

Esta é uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2013, que nos mostra claramente essa diferença.
http://jornalggn.com.br/blog/rogeriobeier/ibge-negros-ganharam-57-do-salario-dos-brancos-em-2013


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do livro Tráfico de Anjos

Resenha do livro Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia de Maristela Mafei

Resenha do Livro: Jornalismo Político de Franklin Martins